domingo, 9 de janeiro de 2011

Francisco Buarque de Hollanda

Francisco Buarque de Hollanda, mais conhecido como Chico Buarque,carioca nascido em 19 de junho de 1944, um clássico da música popular brasileira, suas músicas são maravilhosamente arquitetadas e cada palavra, cada melodia são perfeitamente elaboradas.
Músicas que ressaltam e enriquecem a nossa história como na música "Apesar de você" em que você era Emílio Garrastazu Médici produzida na época da ditadura que passou despercebida em que Chico dizia que se referia á uma mulher muito autoritária, para não ser censurada.
Chico foi perseguido por muito tempo pela censura, devido a seus manifestos e suas músicas como "Cálice" composta junto á Gil que citava a morte de Stuart Angel, em que foram cortados os microfones quando cantavam no show/LP 73, e "Jorge Maravilha" que faz piada com o presidente Geisel que tinha uma filha fã de Chico, percebida na frase "...você não gosta de mim, mas sua filha gosta".Há ainda "Tanto mar" que se referia a Revolução dos cravos em Portugal, que também foi censurada, e "O Que Será" em que fala sobre liberdade e justiça para a sociedade brasileira.
Também aparecem em suas músicas um entendimento feminino muito profundo, como em "Olhos nos olhos" em que na frase "...tantas águas rolaram, quantos homens me amaram bem mais e melhor que você..." Chico diz rindo ser como uma apunhalada, e em "Mulheres de Atenas" que mostra o lado do sexo frágil.
Álem de suas obras literárias que também podem ser mencionadas como "O estorvo" e muitas outras obras músicais que são usadas como estudos em escolas e faculdades.
De fato Chico é um grande ícone que nós temos de melhor no nosso patrimônio musical brasileiro, sendo indescritivel o quanto suas músicas fazem total importância nas nossas vidas.
A seguir um video com uma das minhas músicas prediletas "João e Maria"

Nenhum comentário:

Postar um comentário